Em parceria com:
O RetomadaBR criou o Fundo SEED RS com apoio do Center for Disaster Philanthropy (CDP) para impulsionar a retomada de pequenos negócios gaúchos impactados pelas enchentes. Em 2025 serão R$500 mil distribuídos para 100 pequenos negócios do RS, sendo a 1ª primeira chamada voltada para o setor de Alimentos e Bebidas.
Os empreendedores selecionados recebem apoio financeiro e técnico para fortalecer suas vendas e acelerar a recuperação de seus negócios.
As próximas chamadas já definidas são:
• Pequenos empreendedores do bairro do bairro do Sarandi, RS (2ª Chamada, junho/25);
• Mulheres empreendedores de Canoas (RS) (3ª Chamada, julho/25).
Selecionar entre 10 e 20 pequenos negócios formalizados para oferecer apoio financeiro não reembolsável e acompanhamento.
Nosso foco é claro: ajudar você a retomar suas atividades produtivas e a acessar novos mercados.
Queremos aumentar sua receita, gerar vendas em diferentes canais e territórios, fortalecendo a economia local e a resiliência do RS.
Um subsídio financeiro de R$5.000,00 (cinco mil reais) por negócio selecionado
Este valor é não reembolsável, sem exigência de contrapartida financeira. O subsídio deve ser usado exclusivamente em ações que fortaleçam suas vendas e presença comercial
Acompanhamento e visibilidade: o Instituto Retomada e parceiros oferecerão suporte, networking e ações para dar visibilidade à sua marca, buscando gerar oportunidades de venda especialmente fora do RS.
Os recursos são para investir diretamente na geração de receita e atração de novos clientes. Você definirá como usar no seu Plano de Geração de Negócios.
Exemplos incluem:
• Marketing digital e redes sociaisriação de e-commerce ou entrada em marketplace
• Participação em feiras e eventos de mercadoções, campanhas de descontos
• Produção de materiais promocionais
• Aquisição de insumos estratégicos para novos pedidos
• Ferramentas digitais para organização comercial