Chamada Aberta: Fundo SEED RS 2025

Apoio aos produtores de alimentos e bebidas do RS
Se você é um pequeno negócio do setor de Alimentos & Bebidas no Rio Grande do Sul e foi diretamente impactado pelas enchentes de 2024, esta é uma oportunidade de impulsionar a sua retomada!
Para quem é esta chamada?
Este edital é destinado a donos de marcas de produtos do ramo de alimentação e bebidas, comprovadamente afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul e que cumpram a todos os critérios descritos no documento do edital.

São elegíveis marcas locais de alimentos e bebidas produzidos no RS, como, por exemplo:

• Vinícolas, cervejarias artesanais, destilarias, produtores de kombucha e outras bebidas especiais;

• Queijarias, laticínios artesanais, charcutarias e produtores de embutidos;

• Produtores artesanais de doces, geleias, biscoitos, chocolates, cafés especiais e produtos gourmet;

• Marcas de molhos, conservas, temperos, pimentas, além de produtos naturais, orgânicos ou agroecológicos embalados.
Qual é o prazo?
O prazo para inscrição nesta chamada pública é de 02 de junho de 2025 até as 23h59 do dia 20 de junho de 2025.
Como aplicar?
Para participar, o empreendedor deve acessar o link disponível na página e preencher devidamente o formulário de aplicação para comprovar sua elegibilidade ao apoio. Serão selecionados os empreendedores que melhor pontuarem no processo de seleção, considerando impacto sofrido e potencial em vendas.

sobre o Fundo SEED RS 2025

Em parceria com:

O RetomadaBR criou o Fundo SEED RS com apoio do Center for Disaster Philanthropy (CDP) para impulsionar a retomada de pequenos negócios gaúchos impactados pelas enchentes. Em 2025 serão R$500 mil distribuídos para 100 pequenos negócios do RS, sendo a 1ª primeira chamada voltada para o setor de Alimentos e Bebidas.

Os empreendedores selecionados recebem apoio financeiro e técnico para fortalecer suas vendas e acelerar a recuperação de seus negócios.

As próximas chamadas já definidas são:

• Pequenos empreendedores do bairro do bairro do Sarandi, RS (2ª Chamada, junho/25);

• Mulheres empreendedores de Canoas (RS) (3ª Chamada, julho/25).

Qual é o Objetivo desta chamada?

Selecionar entre 10 e 20 pequenos negócios formalizados para oferecer apoio financeiro não reembolsável e acompanhamento.

Nosso foco é claro: ajudar você a retomar suas atividades produtivas e a acessar novos mercados.

Queremos aumentar sua receita, gerar vendas em diferentes canais e territórios, fortalecendo a economia local e a resiliência do RS.

O Que você Vai receber?

Um subsídio financeiro de R$5.000,00 (cinco mil reais) por negócio selecionado

Este valor é não reembolsável, sem exigência de contrapartida financeira. O subsídio deve ser usado exclusivamente em ações que fortaleçam suas vendas e presença comercial

Acompanhamento e visibilidade: o Instituto Retomada e parceiros oferecerão suporte, networking e ações para dar visibilidade à sua marca, buscando gerar oportunidades de venda especialmente fora do RS.

Como o recurso deve ser usado?

Os recursos são para investir diretamente na geração de receita e atração de novos clientes. Você definirá como usar no seu Plano de Geração de Negócios.

Exemplos incluem:

• Marketing digital e redes sociaisriação de e-commerce ou entrada em marketplace

• Participação em feiras e eventos de mercadoções, campanhas de descontos

• Produção de materiais promocionais

• Aquisição de insumos estratégicos para novos pedidos

• Ferramentas digitais para organização comercial

Aplique para esta chamada
“Por conta das enchentes, ficamos 30 dias com a empresa fechada, sem saber se voltaríamos a abrir novamente. Fiquei feliz de receber essa ajuda do Fundo Estímulo Retomada RS pra que a gente possa fomentar nosso negócio e trazer novos empregos.”

Eduardo Juste

empreendedor de Porto Alegre (RS)

"Graças à ajuda nossa Escola poderá finalmente respirar aliviada e começar a planejar os próximos passos para continuar nossa trajetória. Este apoio nos permitirá reconstruir nosso espaço, tornando-o ainda melhor para nossas crianças!! Obrigada por acreditar em nossa missão e fazer parte dessa importante transformação!!"

Mariane

Trem da Alegria, Canoas (RS)

“A gente não imaginava ser tão rápido. Pensamos que demoraria 3 a 4 anos para recuperar, mas graças ao apoio do Retomada as valetas foram abertas novamente e conseguimos plantar. A gente não esperava conseguir retomar as atividades tão rápido.”

Mauro Goethel

produtor rural de Estrela, (RS)